Sintomas de Depressão

Sintomas de Depressão

Principais sintomas da depressão

(Por Enrique Coimbra)

Depressão é uma doença que ataca o organismo sorrateiramente e que precisa ser levada tão a sério quanto uma facada na jugular , tanto por quem sangra quanto por quem assiste a hemorragia e tem interesse em salvar uma vida.

Os primeiros grandes sintomas da doença são um longo período de tristeza e desinteresse em fazer as coisas, em agir, em criar — e não raramente, desinteresse em viver. Essa tristeza frequente pode ser chamada de “estado deprimido”, que não é a mesma coisa que a doença depressão. Já o desinteresse pelas atividades, o entorpecimento do espírito de novidade no ordinário, pode ser chamado de “anedonia”. É quando a gente percebe que vem tendo essas sensações que buscamos entendimento na internet, num vídeo e isso é ótimo porque a gente tem a oportunidade de procurar ajuda cedo, antes que esse incômodo menor, mas insistente, se torne estopim para um suicídio, por exemplo.

Outros sintomas principais da depressão são:

  • Perda ou ganho de peso esquisito e distúrbios na alimentação;
  • Insônia ou dormir demais, sem conseguir levantar da cama;
  • Falta de vigor para existir ou lentidão;
  • Dificuldade pra prestar atenção em qualquer coisa;
  • Agitação ou apatia, geralmente trocando de uma para outra doidamente;
  • Sentimento de culpa, se sentir um peso inútil;
  • Pensamentos suicidas ou pensando na morte de maneira indireta, como você morrendo por acidente nas mãos de alguém tomando um tiro, ou se colocando em situações de risco.

Diagnóstico

Se o estado deprimido e a anedonia juntos, com até mais dois sintomas, perdurarem por mais de duas semanas e estiverem causando problemas reais no dia a dia, a Associação Americana de Psiquiatria já poderia considerar o diagnóstico de depressão menor.

Se no mínimo de 2 anos apenas o estado deprimido se faz presente com mais 2 ou 3 sintomas, o diagnóstico pode ser depressão crônica, também chamada de “distimia”.

A pior manifestação da doença, com 5 ou todos os 9 sintomas principais, é a depressão maior, que faz com que o cérebro se torne incapaz de experimentar a felicidade novamente, já que desde os estágios iniciais da doença ocorre a diminuição do hormônio do bem-estar  a serotonina. Mesmo que tenhamos esse montão de informação na internet, um diagnóstico de psicólogos e psiquiatras antenados nas evoluções da ciência comportamental e realmente a fim de ajudar é mais do que necessário pra compreender e lutar contra a doença. E pode prevenir uma tragédia, como a da minha falha tentativa de suicídio.

Com ajuda profissional e alguns exames, dá para saber qual é a melhor maneira de melhorar um quadro específico, o seu, que é diferente de todos os outros, indicando as alternativas mais eficientes de cura e prevenção para essa doença epidêmica. Ficar triste e querer se isolar do mundo para escutar a si é normal, mas quando perceber que o pessimismo encontra razões suspeitas para dominar sua percepção do mundo e realidade, procure informação.

Procure ajuda de psicólogos seja gratuitamente num posto de saúde, nas universidades, ou perguntando pras pessoas na internet, mas procure ajuda.

O único jeito de salvar vidas é quebrando esse tabu! A gente tem que falar de suicídio, depressão e ansiedade.

Ninguém com depressão está sozinho. Mas é preciso pedir socorro para receber ajuda.

Creditos : Canal Enrique Sem H

MATERIAL EDUCATIVO SOBRE DEPRESSÃO:

“Afinal, o que é depressão? –

Associação Brasileira de Psiquiatria” http://abp.org.br/portal/clippingsis/…

“O que é depressão? – Blog do Enrique” http://www.enriquecoimbra.com.br/2017…

“Sintomas de depressão” – Blog do Enrique” http://www.enriquecoimbra.com.br/2017…

“Drauzio Varella explica o que é depressão” https://drauziovarella.com.br/letras/…

Envie seu comentário